CAVIDA DISCUTE SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL E TRANSTORNOS MENTAIS

No último sábado, 10 de junho, no auditório do CRP, o vice-presidente do Cavida, psicólogo Arnaldo Santtos (CRP-15/4.132) e o consultor voluntário, médico psiquiatra Lucas Lyra realizaram palestras sobre Síndrome da Alienação Parental (SAP) , e, Transtornos Mentais, ambos relacionados com o comportamento suicida.

Os participantes do curso, na maioria da área de psicologia, tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas  com os profissionais, sobre os dois temas, principalmente sobre os transtorno mentais que, a cada ano, vem crescendo no mundo inteiro, a exemplo da depressão.

Foram discutidos vários transtornos, dentre eles, transtornos bipolar, esquizofrenia, dependência química e os transtornos relacionados a personalidade.

Um tema bastante polêmico e atual é a Síndrome da Alienação Parental (SAP) que vem surgindo em todas as classes sociais e precisa ser discutida pela população. Ela representa um comportamento a situação em que a mãe ou o pai “treina” uma criança ou adolescente para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de rejeição e temor em relação ao ex-cônjuge.

Segundo o psicólogo, o comportamento acontece numa situação de ruptura da vida conjugal, quando ocorre principalmente vingança de um deles, geralmente a mãe.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top