CAVIDA discute o papel da mídia e da religiosidade com o suicídio

CAVIDA discute o papel da mídia e a religiosidade com o suicídio

Psicólogo e vice-presidente do CAVIDA, Arnaldo Santtos

Cícero Filho um estudioso da Bíblia que faz parte da congregação Testemunha de Jeová

Equipe do CAVIDA que organizou o evento: Flávio, Thayse, Giselle,

Arthur (camisa vermelha), Rondinelli, Josicleide e Arnaldo

O Centro de Promoção de Saúde, Educação e Amor à Vida (CAVIDA) realizou ontem, 22 de junho, mais um módulo do XI Curso de Capacitação do comportamento suicida: da prevenção à posvenção. Os temas foram:  Meios de comunicação e suicídio, e, Espiritualidade, Religiosidade e o suicídio. Cerca de 60 alunos participaram no evento. 

No primeiro módulo o psicólogo e vice-presidente do CAVIDA, Arnaldo Santtos destacou o Efeito Werther (uma referência a um comportamento de imitação) do personagem do livro-romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, do escritor Johann Wolfgang Goethe.

Na narrativa do livro, um rapaz da aristocracia alemã do século XVIII se apaixona por uma bela jovem casada, não é correspondido e acaba cometendo o suicídio: revolver. 

Foi discutido o livro-romance e os efeitos comportamentais que representou na época e que ainda hoje é discutido por especialista em comportamento de pessoas com ideação suicida.

Também foi tema a discussão sobre o papel da mídia para amenizar ou não o índice de suicídio que ocorre não só no Brasil mas em todo o mundo. 

Foi discutido o suicídio por contágio ou copycat – por imitação; o seriado “Os 13 porques”; o papel da mídia para reduzir o índice de suicídios e as responsabilidade dos profissionais de saúde mental, especialmente, do psicólogo e do psiquiatra de como abordar um cliente/paciente com ideação suicida.

Dsicutiu-se também sobre a tentativa e o o suicídio na escola onde pode ocorrer o bullying e suas consequências, além do Cyberbullying.

No outro tema do módulo foi discutido  “Espiritualidade, religiosidade e o suicídio com o estudioso da Bíblia, que faz parte da congregação Testemunha de Jeová, Cícero Filho. Ele discutiu vários aspectos da religiosidade fazendo o elo com o suicídio nas diversas religiões.

Apresentou algumas estatísticas sobre o suicídio em algumas religiões e em alguns países, destacando que não importa a religião que a pessoa esteja praticando ou seguindo, ela sempre é uma aliada para reduzir os casos de ansiedade, depressão e também os suicídios. 

As discussões tando do primeiro módulo como da segunda foram bastante produtivas. Houve interação e participação dos alunos nos dois temas propostos pelo CAVIDA.

PROGRAMAÇÃO

11/05 – Introdução ao comportamento suicida /  Como identificar e intervir.

25/05 – Transtornos mentais / O atendimento emergencial.

08/06 – Comportamento suicida nas diversas  fases do desenvolvimento humano.

22/06 –  Espiritualidade, Religiosidade e o suicídio / Meios de comunicação e suicídio.

06/07 – Estratégias de Prevenção a Posvenção.

20/07 – Preparando a família para lidar / Alienação Parental e Suicídio

10/08 – Acolhimento no atendimento de risco.

24/08 – Construção de intervenções para o setembro amarelo.

14/09 – O manejo clínico nas diversas abordagens.

28/09 – Seminários de conclusão.

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top